Receitas com Propósito – Conhece a História por trás do Livro da Associação Ares do Pinhal

A 17 de dezembro foi lançado o livro Receitas com Propósito, uma compilação de várias receitas de Chefs, nutricionistas, organizações e outras personalidades, confeccionadas com os utentes da Associação Ares do Pinhal!

A tua app favorita também fez parte e, por isso, queremos que saibas tudo. Falámos com a Dra. Filipa Capela, Psicóloga Clínica da Associação e coordenadora deste projeto especial, que nos contou como foi desde a ideia até ao lançamento do livro.

🌲Projeto Receitas com Propósito

1. Pode falar-nos um pouco sobre a Associação Ares do Pinhal?

A Ares do Pinhal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) criada em 1986 e que tem como missão promover a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, com ou sem comportamentos aditivos e dependências. Iniciou a sua atividade com a abertura de uma Comunidade Terapêutica para pessoas dependentes de substâncias em Aldeia de Eiras (Mação). Desde então criou mais duas Comunidades Terapêuticas, uma em Chão de Lopes Pequeno (Mação) e outra na Rinchoa (Sintra) e um Apartamento de Reinserção em Caxias (Oeiras), formando-se assim, um modelo de tratamento com três fases e uma última de reinserção socioprofissional.

Além disso, atualmente, gere vários projetos em Lisboa como o Programa de Substituição em Baixo Limiar de Exigência, o Centro de Acolhimento de Emergência Municipal, o Serviço de Apoio Integrado e os Apartamentos de Transição.

2. Como surgiu a ideia do Livro Receitas com Propósito?

A ideia de criar um livro de receitas solidário já tem alguns anos e surgiu numa reunião de trabalho sobre futuros projetos. Cozinhar é uma das competências que procuramos promover nas pessoas que se encontram em tratamento na Comunidade Terapêutica, sendo as mesmas responsáveis por cozinhar todas as refeições do dia. Desta forma, fez-nos sentido criar um projeto que pudesse integrar também esta parte da intervenção.

3. Como foi o processo de encontrar Chefs, empresas e outras personalidades que aderissem ao projeto? Foi fácil? 

Foi desafiante para arrancar mas, na verdade, iniciámos a pensar que se conseguíssemos 10 receitas já seria muito bom e, por isso, finalizarmos com 24 receitas de convidados superou, sem dúvida, as nossas expetativas. A ideia foi muito bem recebida pelas pessoas que contactámos e foi extraordinária a forma como aderiram, prontas a dar o seu tempo, conhecimento e afeto. Não podíamos estar mais felizes e agradecidos a todas as pessoas que se juntaram e nos apoiaram, chefs, personalidades, fotógrafos, parceiros e patrocinadores.

4. De que forma sentiram que este projeto ajudou os utentes da Associação?

O cozinhar, por si só, acaba por ser um instrumento terapêutico que promove o desenvolvimento de competências como a confiança, a autoestima, o saber dar e receber. Aliado a isso, o facto de virem pessoas de fora para dar o seu tempo, conhecimento, solidariedade, afeto, demonstrou-lhes que é possível não existir preconceito ou estigma e isso teve um impacto muito positivo neles.

5. Qual foi a reação dos utentes ao verem o livro?

Reservámos um capítulo para as Receitas da Nossa Casa, onde constam receitas de alguns dos nossos utentes, o que os deixou também muito orgulhosos!

6. Destaca algum momento que a tenha marcado durante todo o processo, desde a ideia até ao lançamento do livro? 

O jantar solidário de lançamento do livro, no Pestana Cidadela Cascais, e que correu muito bem, com a aderência de 140 pessoas, foi, no fundo, o culminar de todo este trabalho de equipa desenvolvido ao longo do ano deixou-nos muito contentes.

7. Já têm novos projetos em mente?

O propósito inicial deste livro é angariar fundos para a nossa, ainda projetada, Aldeia do Pinhal, uma estrutura em regime de acolhimento de longa duração que surge da necessidade de dar resposta a uma franja da população vulnerável com dificuldade numa integração social plena, devido a questões sociais, familiares ou de saúde física/mental.

Além disso, a segunda edição de um livro de receitas é sempre uma possibilidade! 😊

🌲Quem participou neste projeto?

As receitas deste livro são criações de vários Chefs, Nutricionistas e personalidades e foram confeccionadas na Associação em conjunto com os utentes, que tiveram a oportunidade de cozinhar ao lado de vários nomes sonantes no mundo da restauração e não só. Entre os convidados estão o Chef Hugo Guerra, o chef Hugo Candeias, o Chef Hugo Rosa, a Chef Francisca Dias, a Chef Luísa Mafei, a Nutricionista Bárbara Oliveira, a Jornalista Clara de Sousa e também a Equipa DIG-IN (ainda representada no Livro como Equipa Zomato). A estas receitas, juntaram-se ainda as receitas de alguns utentes da Associação.

🥘Aprende a fazer a Receita DIG-IN

Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Tomate e Legumes – esta é a receita da Equipa DIG-IN que podes encontrar neste Livro tão especial. Agarra já o teu livro para descobrires esta e outras delícias que te esperam!

👉Adquire já o teu exemplar do livro, através das redes sociais da Associação Ares do Pinhal e Bom Apetite! Vai ser difícil resistir a fazer todas de uma vez.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo